A escolha de morar longe da terra natal foi sem dúvida baseada em muitas coisas boas, ou ao menos a idealização dessas coisas boas (porque n...

Mães no Canadá: Os Desafios de Ser Mãe No Canadá

4/20/2018 Carol 3 Comments

A escolha de morar longe da terra natal foi sem dúvida baseada em muitas coisas boas, ou ao menos a idealização dessas coisas boas (porque nem tudo é perfeito né?!). Porém ser mãe longe da terrinha traz um tantinho a mais de desafios e esse é o tema do mês do Projeto Mães no Canadá: Os Desafios de Ser Mãe no Canadá. 


A lista pode ser pequena ou longa se a gente for atrás de cada desafio da maternidade, mas peraí ser mãe não é desafio de todo jeito? Então escolhi a versão curta porém certeira aqui na minha realidade.

Pra mim sem dúvida um grande desafio, e que aconteceu essa semana, é estar doente e o seu filho doente ao mesmo tempo. Já é difícil quando nossos pequenos estão doentes e a gente aqui gostaria daquele pediatra "que foi o meu já perto de se aposentar mas que é um amor" bem disponível e não tem. Não tem mesmo, as consultas com o pediatra de Oliver dura 5 minutos no máximo e muitas vezes sai de lá com indicação de repouso e líquidos, e se piorar vai para a emergência (dureza, viu?!) Poxa mas quer ver a coisa ficar ainda mais difícil? vai adoecer ao mesmo tempo que o pimpolho. Não ter a rede de apoio da família nesses dias, principalmente a minha mãe porque todo doente quer colo de mãe é muito complicado. Para mim que sou mãe solteira de pai presente (não vejo outra forma de colocar meu estado civil/maternal, já que sinto que mãe solteira conota uma realidade que não é a minha) tenho que contar com o apoio e logística do pai para cuidar do pequeno mesmo sendo um dia que era meu. Ahh se toda doença passasse em um dia mas não passa assim tão fácil... a verdade é que o dia que mãe e filho não estão bem, a mãe até acha forças não sei de onde (sim, eu achei!) mas que não é fácil não é não e taí o meu desafio número 1 de ser mãe no Canadá: doença da mamãe e do filho, ao mesmo tempo.

Outro fator desafiador é manter a carreira no mesmo ritmo. Temos aqui no Canadá um grande benefício de licença maternidade de 12 meses (em breve com opção de 18 meses como escrevi aqui e aqui na série de posts sobre o Lado Financeiro de ter Filhos no Canadá) porém é muito difícil mesmo voltando no mesmo cargo manter a rotina de trabalho acelerada dando aquele gás todo dia quando se tem uma rotina cronometrada para buscar a criança na creche/escola e muitas vezes se atrasar  - porque parece que criança pequena sabe que está na hora de sair e decide que precisa fazer cocô ou de alguma forma sujar toda a roupa (a própria ou a da mãe).

Eu pessoalmente posso dizer que não apenas eu voltei com um ritmo mais lento porque meu cérebro não é mais o mesmo (o tal baby brain modifica tudo) mas também que minhas horas de trabalho foram reduzidas por eu priorizar meu filho agora. E isso não está errado não, não faz de mim uma profissional que não se dedica a entregar projetos e cumprir prazos, eu continuo fazendo isso bem. Mas que eu preciso estar numa empresa que me de opção de horário flexível, por exemplo nos dias que tenho Oliver eu trabalho menos horas mas os dias que não estou com ele eu compenso, ou se não conseguir eu sei que posso levar o laptop pra casa e trabalhar um pouco mais depois dele dormir.
E aí eu posso abrir um parênteses para falar sobre esse ponto super positivo de ser mãe aqui no Canadá: muitas empresas entendem essa realidade de horário rígidos de creche e escola e oferecem horários flexíveis de trabalho, o tal work/life balance. Eu não desisti de crescer na carreira nem a estanquei, houve sim uma quebra no ritmo que existia que poderia, talvez, quem sabe, ter me levado a uma promoção mais rápida, mas se eu tenho que escolher entre a delicia que é ser mãe e ser promovida, pode ter a certeza que eu prefiro ser mãe.

Não deixem de ler ou ver no YouTube o que as outras mamães tem para falar sobre esse assunto:
Adri em Ottawa do blog Like a New Home .
Carol em Vancouver do Fala Maluca
Gaby em Toronto do Gaby No Canada Blog. 
Livi em Toronto do Blog Baianos no Polo Norte
Mari em Calgary do Blog De Bem com a Vida

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Oi Carol, gostei muito do seu texto. Sinto muito que vcs estejam doentes... espero que melhores. Engraçado que depois que tive o Thomas eu me sinto muito mais produtiva e até fui promovida no trabalho. Eu tenho mais energia e vontade de produzir e me destacar e todo mundo fala que eu voltei da licença MUITO mais produtiva. Acho que o baby brain não me afetou.. hehehehe.
    Fica bem e nos vemos no sábado. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby, estou bem melhor mas foi dureza mesmo. Eu acho que sou mais produtiva por considerar que ainda faco tudo e mais do que fazia antes porem em menos horas de trabalho, e eh verdade que tb fui promovida ano passado, mas ainda assim eu sinto que nao dou o mesmo gas :/ talvez seja apenas como eu sinto e nao muito a realidade (talvez eu esteja exigindo demais de mim hehhe). Mas que meu brain ficou alterado ficou sim :) Bjs e ate!

      Excluir
  2. Esse negócio dos filhos doentes, mesmo quando a gente não tá é barra! Ainda mais quando envolve empregador! Ainda bem que aqui eles entendem um pouco da necessidade da gente ter que lidar com essas coisas mesmo!
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir