Já falei sobre esse projeto no meu primeiro post do 6 on 6 e chegou a hora de mostrar o passo a passo desse DIY que fiz no quartin...

Parede de triângulos no quartinho de Oliver - DIY

1/11/2016 Carol 0 Comments


 

Já falei sobre esse projeto no meu primeiro post do 6 on 6 e chegou a hora de mostrar o passo a passo desse DIY que fiz no quartinho do meu baby Oliver: a parede de triângulos.

O objetivo era fazer a arte na parede que iria ficar o berço e deixa-la com um aspecto mais artesanal - quando você sabe que foi feito à mão, sem ser perfeitinho sabe?! 

Como em todos os meus projetos eu busquei faze-lo da forma mais barata possível e por isso meus materiais foram os seguintes:

- Potinho de amostra de tinta: $5 dólares em loja de construção. Eu economizei bastante usando um potinho de amostra de tinta ao invés de comprar a lata menor. Ainda assim sobrou metade da tinta porque somente uma mão de tinta foi usada para fazer os triângulos. Eu escolhi a cor Bali Hai da foto abaixo. Na loja de contrução você pode pedir qualquer cor da paleta que eles vão misturar na hora porém os potinhos de amostras só vêm na base fosca, se voce quiser usar uma tinta casca de ovo (eggshell), satinada ou com brilho, terá que comprar a lata ao invés da amostra.


- Pedaco de isopor no formato de triangulo para servir de molde: custo zero, pois reutilizei um pedaço da embalagem da nossa cama nova ;) Mas você também pode cortar  uma folha grossa de isopor ou usar outros materiais como madeira coberta com uma camiseta velha um tecido de algodao ou cortiça, desde que seja firme e não se desmanche ao ser molhado na tinta.

- Espátula de espuma: $2 dólares em loja de construção.

- Laser de alinhar quadros na parede (parece um mouse e talvéz tenha nome especifico mas eu não sei como chama, foi esse aqui): $20 dólares. Esse foi o item mais caro do projeto porém já utilizei em outras coisas na casa e também é possível fazer esse projeto sem ele.

Eu começei medindo o tamanho da minha parede para poder ter uma ideia de quantas fileiras de triângulos eu teria baseado no tamanho do meu molde. Com esse rápido calculo em mente pude ter uma noção do espaço que eu deveria deixar entre as fileiras. Eu deixei 3 dedos entre cada fileira de acordo com meus calculos geométricos #soquenao para que ao chegar no outro lado da parede eu tivesse espaço para usar o molde sem ficar partido - isso eu acho que foi um detalhe legal para o resultado final, mas que seria remediavel cortando o molde quando chegasse na fileira final.

O laser ajudou bastante para fazer os trinagulos em linha reta
Em seguida alinhei e colei o laser na parte inferior da parede (ele tem um adesivo dupla face que se solta da parede sem estragar a tinta) onde eu iria "mirar" as pontas do triangulos. O laser fez esse projeto ser bem mais rápido porque servia como guia e pude pintar os triângulos um embaixo (ou em cima) do outro rapidinho. 

A técnica que usei foi usar o molde como carimbo, ou seja, passava a tinta no isopor com a espátula de espuma (sem encharcar) e encostava por completo na parede. Em alguns casos eu tive que apertar mais os cantos do isopor na parede para melhorar a transferência da tinta. 

Eu "pulei" a tomada na parede
E assim fui carimbando e variando as fileiras uma a uma com a pontas para cima ou para baixo. Uma dica é que se voce for fazer grandes áreas como eu, o ideal é usar um molde de madeira coberto com um pano de algodão ou ter mais de um isopor do mesmo tamanho (o que era meu caso), isso porque depois de alguns usos o meu isopor ficou deformado nas pontas e eu tive que substitui-lo por um novo senão não conseguia a transferencia da tinta por completo. 

Eu comecei a carimbar do teto para baixo, isso porque a parede ainda estava sem o rodapé e se ficasse incompleto embaixo não iria aparecer pois seria encoberto depois, mas para as fileiras seguintes não importava pois eu pude seguir a altura da fileira inicial. 

Depois de colocar o rodapé e o espelho da tomada
O tempo para fazer essa parede foi mais longo do que normalmente seria um projeto meu pois dependia da minha disposiçao de grávida já que comecei essa DIY com 7 meses de gestação e tinha que subir e descer na escada para fazer os triângulos mais altos. 

Projeto finalizado
Eu amei o resultado! O mais legal na minha opinião é que cada triangulo é um pouco diferente do outro com imperfeições por causa da textura do isopor e, mesmo sem ter planejado, ter usado mais de um isopor como molde. Gostei tanto que escolhi essa parede para tirar nossa foto com o barrigão:
 

Para ver como ficou a parede no quartinho pronto de Oliver é só ver esse vídeo que fiz apresentando a nursery. Espero que tenham gostado, até o proximo DIY!  

0 comentários: