Estou aqui super animada e já contando os dias para a nossa viagem para o Brasil! Oliver e eu iremos em breve visitar a terrinha quente de R...

UPDATED - Como renovar o passaporte brasileiro passo a passo simples

9/27/2018 Carol 1 Comments

Estou aqui super animada e já contando os dias para a nossa viagem para o Brasil! Oliver e eu iremos em breve visitar a terrinha quente de Recife, mas quando reparei nas datas do passaporte brasileiro: estavam ambos vencidos.

O processo de renovar o passaporte estando aqui em Toronto é na verdade bem simples. Está tudo bem explicadinho do site do Consulado Brasileiro de Toronto. Mas eu vou deixar bem explicadinho o passo a passo aqui embaixo. Só que antes mesmo de solicitar o passaporte você precisa tirar a foto dentro das especificações solicitadas, que é para uma foto tamanho 5x5cm ou 2x2inches, no fundo branco. 

UPDATE: antes era possivel tirar a foto em casa e revelar, porem o consulado nao aceita mais fotos tiradas em casa. É preciso tirar a foto com um fotografo pois a foto precisa ter o carimbo do local que foi tirada. Essa foto pode ser tirada nas farmacias shoppers, no walmart ou se voce preferir, no terreo do predio do consulado em Toronto por $14 dolares e a foto fica pronta em 10 minutos. 

Primeiro: preencher o formulário de solicitação nesse site oficial. É nesse formulário que você colocara todos os seus detalhes de cidadão brasileiro (numero do passaporte anterior, detalhes da certidão de nascimento ou casamento, etc.). Por fim poderá também anexar a foto do passaporte e copias dos documentos. Se você não conseguir anexar, não se desespere, no dia do seu atendimento o atendente do consulado poderá scanner e anexar por você na hora. Ao finalizar esse formulário, imprima a página com código de barras e numero de protocolo que você precisara para o próximo passo.

Segundo: entre na página do calendário do Consulado Brasileiro de Toronto e escolha o melhor horário para você ir apresentar os documentos originais e copias. Atenção será preciso agendar uma consulta para cada numero de protocolo que você tem em mãos. Ou seja, para uma família cada membro deve ter o seu próprio horário.

Terceiro e último passo: compareça no consulado, que fica no centro de Toronto: 77 Bloor St West 11º andar, sala 1109, no dia e hora do seu agendamento (chegue um pouco antes). Você não precisara pegar ficha de atendimento, pois será chamado pelo nome por um dos atendentes. Crianças menores de 12 anos não precisam comparecer em pessoa. Atenção: você pode pagar o valor da renovação por debito, mas não cartão de credito. 

Para renovar o passaporte de crianças é preciso preencher esse formulário aqui, ambos os pais têm que estar presentes na hora da solicitação. No caso de não poderem ir juntos, os atendentes deixam que um pai de entrada na solicitação da criança, e o outro pai vá assinar num outro horário. Sem ter que agendar ou levar novamente os documentos da criança, basta se identificar que foi apenas assinar o formulário pendente.

Todos que já me atenderam no consulado em Toronto foram muito prestativos e gentis. Espero que esse post te ajude a desmistificar um pouco a tal burocracia e atendimento ruim do consulado.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Essa coisa de não poder tirar a foto como sempre pode me parece muito acordo pra fazer dinheiro infelizmente. Sempre tirei as fotos dos nossos passaportes e ficam idênticas às tiradas nesses lugares se não melhores. Entendo que é pra garantir o formato, mas obrigar acho errado, e não fica barato pra uma família, um gasto desnecessário de tempo e dinheiro que só beneficia quem tem o ‘tal carimbo” que não é nada oficial ou governamental, é só um carimbo qualquer. Burrocracias a gente tbm vê por aqui... :( fazer o que né ? Obrigado pelo artigo.

    ResponderExcluir