Esse tema do Projeto Mães no Canada foi um que eu considerei bastante quando comecei a pensar em Oliver indo para o daycare, que  é como ...

Considerações na hora da escolha da escola ou daycare – Projeto Mães no Canada

9/21/2018 Carol 1 Comments


Esse tema do Projeto Mães no Canada foi um que eu considerei bastante quando comecei a pensar em Oliver indo para o daycare, que é como se chama creche aqui, e eventualmente escola. 

Primeiro dia de creche - brincando no playground Setembro 2016
As crianças ficam em creche até a hora de ir para a escola (ano letivo aqui começa em setembro) no ano que elas completam 4 anos. O foco do meu post será apenas nas creches, e você pode achar mais detalhes sobre escolas olhando os posts das outras mamães que tem filhos ja na escola, vê a lista de links no final desse post 😊

Creches aqui no Canada são divididas em 2 opções: centros/tradicionais ou residenciais.

As creches residenciais, como o nome já diz, funciona na casa de alguém que tem uma licença para ter creche em casa, fez o curso de educação infantil e segue as regras determinadas para cuidar de crianças novas. Esse tipo de creche tem poucas crianças e por isso não existe divisão de turmas. Muitas pessoas gostam dessa opção por oferecer um contato mais “familiar” e pessoal da criança com a cuidadora. Outras não gostam do fato de não ter a mesma estrutura “escolar” em preparação para escola e socialização com um numero maior de crianças. Essas creches tem um custo mais baixo do que o outro tipo de creche.

A creches de centros tradicionais, daycare centers, são empresas que oferecem esse serviço. O número de crianças por sala eh maior, porem elas também seguem as mesmas regras provinciais que as creches residenciais em termos de proporção de crianças vs. adultos, e certificação (educação infantil, primeiros socorros, etc). As vantagens principais que eu percebi são: maior estrutura para as crianças brincarem dentro e fora da sala de aula e “aprenderem”, existe uma formalização que facilita conversas difíceis sobre coisas que podem ser preocupações dos  pais (digo isso porque já tive algumas conversas com a diretora sobre as professoras, e eu sei que eu não me sentiria confortável de falar para elas cara a cara). Para algumas pessoas o fato da sala ter mais crianças pode significar uma atenção menos pessoal ou um sentimento de “business” cuidando de crianças, enquanto que em creches residenciais existe a percepção que a pessoa tem um “amor” maior. Eu não concordo com essa percepção, as professoras de centro também têm paixão por estar com as crianças. Elas (ou eles, homem também pode ser educador infantil)  também fizeram essa escolha de ter uma carreira cuidando dos nossos pequenos de forma profissional mas não menos amorosa. A clara desvantagem dos centros: custo mais alto que creche residencial e em algumas cidades existe lista de espera.

As creches recebem crianças desde bebezinhos de 6 semanas a 16 meses, na sala para infants (1 professora para cada 3 criancas). Quando eles estão entre 16-18 meses passam para a sala de toddlers (1 professora para cada 5 criancas), e passam para a sala de pre-school aos 2 anos e meio (1 professora para cada 8 criancas) ficando ate irem para escola. E as creches, na grande maioria, nao seguem o calendario escolar de ferias, ou seja funcionam o ano todo so fechando em feriado nacional. 

Hora do lanche todo mundo junto - April 2017
Em ambas opções de creche o almoço está incluso, lanche da manhã e da tarde - pode ser que existam exceções, mas todas que pesquisei incluíam refeições. O horário de funcionamento geralmente é entre 7 da manhã e 6 da tarde, porém a criança não tem horário fixo para chegar ou sair como é na escola. Existe uma flexibilização maior nesse sentido comparado a escola.

Comecei a pesquisar creche para Oliver quando ele tinha 6 meses, porque eu já sabia que aqui em Mississauga não tem muita lista de espera. Desde o princípio quisemos creche tradicional para ele. Por questão pessoal sentimos mais segurança dele em um centro do que na casa de alguem, porem era fundamental:

- Ter relatório diários sobre o dia dele na creche. A creche dele usa o software HiMama que nos manda por email o relatório ou podemos baixar no celular. Eles também mandam fotos ou vídeos durante o dia pelo software.

- Professoram que claramente demonstrassem paciência, carinho e paixão pelo que fazem. Apesar de ser bem subjetivo nós mulheres principalmente temos uma aguçada intuição que nos ajudam ainda mais com esse julgamento. Além de visitar a creche em dias diferentes para observar, de preferência ir em horários diferentes ou se possível aparecer “de repente”. Notar que existe um ambiente acolhedor para as crianças na sala, e experiência lidando com elas principalmente observando o comportamento delas quando alguma criança chora ou “desobedece”.

- Fundamental que a creche não disciplinasse Oliver to tipo palmada, castigo, cantinho do pensamento, etc, e sim que houvesse uma proposta de disciplina positiva.

- As crianças terem uma rotina organizada e metódica (que facilita a adaptação) na qual os pais tenham acesso com antecedência sobre o que a criança irá fazer durante o mês. A creche de Oliver segue o programa FrogStreet (play based learning) que eles seguem para iniciar o aprendizado das letras, números, etc. de forma lúdica.

- Comida saudável com cardápio variado e balanceado. A creche que escolhemos tem cardápio diferente por dia da semana, e muda a cada semana na rotação de 5 semanas, e ai recomeça com o cardápio #1.

- Localização. Na época fizemos a decisão de ter a creche perto do meu trabalho já que eu usava o único carro que tínhamos para ir para o trabalho. Pensei no inverno, que tem muito mais transito, eu prefiro que ele esteja comigo no carro do que na creche me esperando. 

- Atividades extras durante o mês. Na creche de Oliver uma vez por mês tem uma “contadora de estórias” e uma “professora de atividades físicas” (que geralmente é cantar e dançar bastante). De vez em quando eles recebem uma clínica dental que conversa com as crianças sobre escovar os dentes e ensina—los bons hábitos de saúde dental. Essas coisas são de fato bônus, mas muito valido de ter.

Visitamos 4 creches e acabamos decidindo pela primeira que visitamos. Fomos mais 2 vezes antes de bater o martelo. Oliver começou na creche aos 16 meses, antes disso ele estava em casa com a família. Ele demorou mais ou menos 2 meses até se adaptar à nova rotina, chorava bastante ate que parou e ficava feliz e tranquilo de estar la.

Oliver feliz na entrada da creche - turma pre-escolar outubro 2018
Oliver hoje esta na sala dos pre-schoolers, gosta de ir para lá (na maioria dos dias), se comunica bem em inglês, já usa o banheiro sozinho, sabe cantar e dançar várias músicas em inglês que eu não sei :P Quem ai já sabe o baby shark doh doh (x100) dohhh ?

Alguns links para ajudar na sua pesquisa sobre creche/daycare aqui em Ontario, todos em ingles: 

Agora vamos ver o que as outras mamães tem para nos falar sobre o assunto: 



Ate a proxima!

Um comentário:

  1. Nossa, para mim tb era essencial que a escola não aplicasse cantinho do pensamento e etc..concordo com vc. E Baby Shark é quase que um hino aqui em casa hahahahhaha tem várias versões no Youtube inclusive. Beijossss

    ResponderExcluir