Dia 7 de Junho de 2018 é dia de e leições provinciais (estaduais) aqui em Ontario, porém a votação já começou. Sim as eleições funcion...

Eleições Canadenses - perguntas e respostas

5/27/2018 Carol 0 Comments


Dia 7 de Junho de 2018 é dia de eleições provinciais (estaduais) aqui em Ontario, porém a votação já começou. Sim as eleições funcionam de forma um pouco diferentes do que no Brasil e nesse post vou escrever um perguntas e respostas bem básico para vocês entenderem um pouco mais, e quem sabe responder sua pergunta se você está aqui em Ontario e quer votar:

Quem pode votar? Se você tem mais de 18 anos, residente da província de Ontario e cidadão Canadense pode votar.

Eu tenho cartão de residente permanente, posso votar? Não, para votar é preciso ser cidadão Canadense.

O voto é obrigatório? Não. Votar no Canadá é uma escolha e por isso para votar você precisará se registrar.

Como fazer para se registrar para votar? Pelo site das eleições (www.elections.on.ca) você pode confirmar sua elegibilidade e se registrar para votar nessas eleições. Eu já era registrada e pelo site pude confirmar meu interesse em votar. O prazo para se registrar online é até o dia 29 de maio, 2018.


Existe Título de Eleitor no Canadá? Não existe um documento similar ao Título de Eleitor brasileiro aqui no Canadá. A cada eleições, se você estiver registrado irá receber um Voter Information Card. Esse cartão só é válido para a eleição em questão. Para votar apresente esse cartão e uma identidade canadense válida (lista aqui, e se esquecer do cartão pode ir só com a identidade também).

Adolescentes com 16 ou 17 anos podem votar? Não. Porém podem se registrar no site como futuro eleitor (future voter). Essa é  uma novidade desse ano e se na próxima eleição o adolescente já tiver completado 18 anos irá receber pelos correios o seu voter information card.

Onde eu irei votar? Voce deve receber em sua casa pelos correios o seu Voter Information Card (se você estiver registrado). Nesse cartão você terá os detalhes sobre onde você pode votar e o que trazer com você no dia da votação. No dia da votação voce pode votar entre 9 da manha as 9 da noite.

Como é que pode votar antes do dia das eleições? Aqui no Canadá (e acredito que nos Estados Unidos também) o eleitor registrado pode votar com antecedência em horários e lugares específicos. Isso é ótimo para aqueles que querem votar mas que por algum motivo estão fora da cidade. O site das eleições tem mais detalhes sobre como votar antes do dia das eleições com opções de votar pessoalmente ou pelos correios.


No Canadá se vota por urna eletrônica como no Brasil? Não. O voto aqui é no papel, eu até achei bem esquisito que o Brasil é mais evoluído nesse aspecto.

Eu me registrei mas não votei, tem algum problema? Nenhum, a votação no Canadá é voluntária. Não existe nenhuma penalidade por não votar, ou mesmo por se registrar e não votar.

Estarei votando para eleger o Premier de Ontario? Não. O seu voto é para o candidato do distrito, o MPP (Member of Provincial Parliament) da Assembleia Legislativa Canadense. O Premier  é o lider do partido com mais MPPs eleitos.

Agora que as perguntas básicas das eleições estão respondidas e você quiser votar, chegou você precisa se informar sobre os candidatos. O mesmo site das eleições provinciais irá lhe mostrar o nome e partido dos candidatos do seu distrito, porém sem nenhuma informação ou link para suas plataformas políticas.

Minha recomendação é ler mais sobre cada partido fazendo uma busca no google, assistir os debates na televisão (ou mesmo pela internet) pois para mim acredito ser mais importante entender o partido do que o candidato, já que o sistema político Canadense funciona de forma bem diferente do que no Brasil, de uma forma bem simples foi o que respondi na ultima pergunta  ai em cima.

Até a próxima!

0 comentários: