Projeto 6 on 6 no Canada: Arte Urbana


Quando li o tema do Projeto 6 on 6 desse mês eu quase entrei em pânico porque Mississauga não é uma cidade digamos assim... artística :P  Mas parei para pensar e pesquisar arte urbana por aqui e descobri que apesar de não ter muita arte “popular” como murais, grafites gigantes em paredes por exemplo, a arte nas ruas por aqui simbolizam bem Mississauga: uma cidade mais tradicional comparada a sua vizinha Toronto.


#1 Buen Amigo (nome oficial), ou Bom Amigo (2009): esse é o nome dessa linda e grande escultura de um cavalo que fica na frente do prédio mais famoso da cidade (que já até ganhou prêmio de arquitetura) bem numa das avenidas principais de Mississauga, a Hurontario. Essa escultura foi a primeira arte privada e encomendada pela empreiteira dos famosos prédios e “doadas” para a cidade. São na verdade 2 cavalos, a foto so mostra um deles, e de acordo com o artista representa o passado de fazendas da cidade de Mississauga, o presente e o futuro representado pela arquitetura moderna dos prédios.


#2 Contemplating child, ou Criança Contemplando: bem na frente da prefeitura de Mississauga fica essa escultura de aço instalada em 2014. Ela representa uma criança sentada descansando e nos fazendo lembrar a criança dentro de cada um de nós (isso de acordo com o artista plástico, ta?)


#3 Migration, ou Migracao (2013): infelizmente a foto não faz jus a escultura nem a mensagem que ela representa. Os pássaros que voam nessa foto são os “passenger pigeons” que eram em bilhões mas foram considerados extintos em 1914 devido a pratica da caça e a perda do habitat natural. A escultura traz um pássaro vermelho que representa um alerta para que os homens encontrem um equilíbrio entre desenvolvimento urbano e proteção enquanto planejamos nosso próprio habitat para futuras gerações. Legal ne?


#4 Mural de grafite do restaurante mexicano El Jefe em Port Credit: esse é o único grafite que eu já vi aqui em Mississauga. O restaurante abriu há apenas 1 ano na avenida principal de Port Crerdit, bairro de Mississauga e eu ainda não o visitei por dentro, mas para mim que amo cores esse grafite já me conquistou.


#5 Estátuas religiosas: uma das coisas que me ajuda a identificar se uma igreja é católica, é ter uma estátua na frente. A minha experiência no Brasil era que igrejas católicas são grandes prédios com uma cruz e sino, enquanto as outras igrejas cristãs não católicas: evangélicas, batistas, e outras, eram prédios menores, sem parecer por fora como as igrejas católicas. Aqui é diferente, existem muitas igrejas grandes, prédios históricos, mas que não são católicas, totalmente quebrando meu paradigma de que só igreja católica tem arquitetura “grandiosa” e cruz grande em destaque no telhado. Mas notei que a grande maioria das igrejas católicas em Mississauga tem uma estátua na frente, e agora eu consigo facilmente distinguir se ela é ou não católica (para que ainda não sabe, sou católica e frequento a igreja semanalmente). Não significa que as estatuas são bonitas, mas elas estão espalhadas pela cidade.


#6 Essa foto eu admito que foi uma teima da minha parte em colocar aqui, massssssss a verdade é que por toda a cidade se vê estatuas das mais variadas na frente das casas. Vai de duende(s), deuses gregos/romanos, sapos, cachorros, enfim uma variedade grande e que acabam sendo bem representativas da personalidade de quem mora na casa e por consequência “decorando” a cidade. Eu escolhi o cachorro dessa casa porque foi o que mais me identifiquei, porem mesmo assim eu não sou adepta ou admiradora desse tipo de arte na frente das casas. Já que o proposito é mostrar para vocês o que tem aqui em Mississauga eu não poderia negar o espaço para as estatuas “de jardim”.

Essas foram as minhas 6 fotos e não esqueçam de ver o que as meninas do 6 on 6 postaram hoje sobre arte urbana: 


Adri [Like a New Home] em Ottawa- ON 
Gaby [Gaby no Canada] em Toronto - ON 
Juliana [Edmonton Feelings] em Edmonton - AB 
Mariana [De Bem Com a Vida] em Calgary - AB 
Priscila [Embarque com a Pri] em Vitoria - BC 

Comentários

  1. Muito legal Carol. Eu amo os prédios da arte 1 e acho-os lindos! Nunca notei a escultura porque sempre fico admirando os edifícios, mas vou olhar agora! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legais essas esculturas!!! Adorei!
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top