O MP ou Member of Parliament aqui no Canadá é como o vereador no Brasil. E justamente pela minha falta de confiança no sistema político bras...

Porquê Pedi Ajuda ao Meu MP (Membro do Parlamento, tipo vereador) aqui no Canadá

7/20/2016 Carol 2 Comments

O MP ou Member of Parliament aqui no Canadá é como o vereador no Brasil. E justamente pela minha falta de confiança no sistema político brasileiro eu nunca fui atrás em descobrir o que um vereador, eleito pelo meu voto, poderia ou deveria fazer por mim como cidadã brasileira. Eu nunca sequer cogitei me comunicar com o meu vereador enquanto morava no Brasil e pedir qualquer que fosse ajuda - isso porque minha expectativa em ter uma resposta positiva (ou mesmo ter uma resposta que não fosse automática) era próxima à zero.

Mas esse post não é para falar sobre a política brasileira, e sim porquê eu precisei da ajuda do nosso MP aqui no Canadá :) Na verdade, isso aconteceu há mais de um ano - até já teve eleições e a MP que me ajudou nem está mais no cargo (era uma mulher no cargo na época). Mas eu recebi um foleto/informativo/propaganda do novo MP pelos correios que me deu a ideia desse post.


Logo depois que Oliver nasceu, nós recebemos pelos correios um jornalzinho da MP anterior dando updates no que ela estava fazendo para a comunidade, planos, e tinha um imã de geladeira com o contato dela para os constituintes que precisassem de ajuda. Eu coloquei esse imã na geladeira sem pensar muito mas foi justamente ele que me levou a contactar a nossa MP e ajuda foi muito importante.

Aqui no Canadá quando o bebê nasce os pais preenchem vários documentos para registrar a criança  e automaticamente a família é cadastrada para receber o Child Care Benefit, ou o "auxílio para cuidar da criança" (talvés tinha um formulário só para esse benefício mas eu não lembro agora #babybrain). Esse benefício é mensal e vem em cheques do governo pelos correios. Só que ao invéz de receber o nosso primeiro cheque, eu recebi uma carta do governo informando que eu não tinha direito ao benefício e a justificativa de forma bem suscinta, era que não nos qualificavamos como Canadenses ou não morávamos tempo suficiente no Canadá para ter acesso ao beneficio. Era aquele tipo de carta automática que não explica muito e generaliza todos os casos parecidos, sabe?! Nenhuma das 2 possibilidades eram corretas na justificativa deles de nos negar o benefício, afinal estavamos no Canadá legalmente há 5 anos e também já eramos Canadenses há quase 2 anos na época.

A primeira reação de uma mãe que não dormia mais do que 3 horas seguidas foi indignação, como assim eu não qualifico?! hahaha de jeito nenhum CRA! (CRA é o orgão tipo Receita Federal daqui). E eu sabia que eu não tinha condiçoes (tempo acordada) de ir atrás de um escritório e tentar resolver o assunto. Foi aí que Luciano sugeriu que eu mandasse um email para a MP que estava na geladeira e foi isso que fiz. A expectativa era que ela me indicasse onde eu devia ir para apresentar uma resposta ou mesmo me indicar o que fazer, não que ela resolvesse para mim.

Mas em poucos dias eu recebi um email de volta da assistente da MP pedindo que eu fosse até o escritório deles, que fica perto da nossa casa, porque eles resolver isso para mim. Fique bem surpresa e fui até la conversar com a assistente. Levei meus documentos e os de Oliver, mas não foram necessários, eu apenas tive que assinar um formulario dando permissão para que a minha MP tivesse acesso a minhas informações pessoais e me representasse perante o CRA.

Em uma semana eu recebi uma ligaçao e um email da assistente para informar que eles tinham cometido um erro no meu arquivo e que eu deveria receber os cheques normalmente uma vez por mês e que no primeiro mês eu receberia pelos meses que eu não tinha recebido. Simple assim! Ela resolveu meu "problema" e só me bastou um email e ir no escritório assinar um release form. 

A partir daí eu abri os olhos para o que os políticos podem e devem fazer por aqueles que os colocaram no cargo - ou no caso do Canadá, mesmo que você não vote seja porque tem a residência permanente ao invés da cidadania, ou porque escolheu não votar ainda assim o MP tem a obrigação de lhe representar.

E a cartinha do novo MP aqui da nossa região que eu recebi recentemente descreve justamente alguns dos assuntos que ele pode ajudar e se você está no Canadá é bom ficar ligado:

- Ajudar com questionamentos relativos aos serviços sociais no Canadá, como Canada Pension Plan, Old Age Security, Guaranteed Income Supplement e Employment Insurance - tipo fundo de garantia, INSS e seguro desemprego do Brasil.
- Intermediar em assuntos relativos a impostos com o CRA
- Intermediar e ajudar em aplicações para imigração, refugiados e cidadania.
- Apresentar e dar mensagens de parabéns em aniversários, bodas, celebrações especiais
- Enviar petiçoes para a House of Commons (Câmera dos Comuns do sistema político parlamentar)
- Responder perguntas sobre políticas governamentais
- Pesquisar oportunidades de bolsas e financiamentos.

Dá pra ver que tem bastante coisa que o MP pode fazer por nós aqui no Canadá, assim como a minha fez prontamente por mim sem nenhum questionamento. Precisando novamente não vou pensar duas vezes mandar um email ou ligar no escritório do meu MP. E você estando aqui no Canadá ou no Brasil, pode também comecar a pensar em como o seu representante político pode te ajudar, afinal esse é o trabalho deles.

Até a próxima!




2 comentários:

  1. Que legal, adorei! Obrigada por compartilhar sua experiencia Carol.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por contar a sua experiência.Pode servir de inspiração no Brasil ou no Canadá abraços

    ResponderExcluir