Ontem fomos no nosso primeiro casamento no Canadá em que éramos os únicos brasileiros. Os noivos eram canadenses e um dos lados da família...

As Diferenças Entre um Casamento Canadense e um Brasileiro

7/09/2016 Carol 3 Comments

Ontem fomos no nosso primeiro casamento no Canadá em que éramos os únicos brasileiros. Os noivos eram canadenses e um dos lados da família é da guiana. Foi um casamento bem bonito, organizado e nesse post vou dizer pra vocês o que achei de diferente com os casamentos que fui no Brasil.
Olha como estamos elegantes :)

Cerimônia: os noivos são católicos então a cerimônia foi numa igreja católica. A missa do casamento foi de fato uma missa tradicional com as leituras, salmo, evangelho, homilia e eucaristia, o que para mim já foi diferente porque nos últimos casamentos que fui no Brasil a missa era reduzida e nem sempre servia-se a eucaristia para os convidados, apenas para os noivos. Outra diferença que notei está relacionada com a diversidade religiosa no Canadá. Na missa vários convidados não eram católicos/cristãos e a diferença que achei bem interessante porque eu nunca tinha presenciado foi o fato do padre explicar na hora da eucaristia que se o convidado não fosse católico poderia vir na fila e receber uma benção bastando se aproximar com os braços cruzados em x no peito - dentro do catolicismo essa é a forma que católicos que não se confessaram ou ainda não tiveram a primeira eucaristia devem ir na fila nas missas (estudei em escola católica toda a minha vida ;)

painel com os lugares marcados


Festa: a recepção foi numa casa de festas distante da igreja mas foi muito bonita e bem organizada. O lugar tinha um lobby no qual ficavam os seating charts ou quadros que informam onde você deve se sentar. O buffet foi estilo francês no qual a comida vira para cada convidado já no prato por isso cada convidado tinha que RSPV antecipadamente para informar a escolha de jantar (entre carne, galinha e vegetariano), no caso de Oliver nós pedimos que não tivesse refeição para ele e levamos o jantar dele já pronto.


mesa dos noivos com bolo ao centro


Outra diferença é que no espaço da festa tinha uma grande ante-sala no qual os noivos ficaram recebendo os convidados, tinha música ao vivo ( a mesma da igreja), mesa de frios e bar. Também nessa ante-sala tinha uma espécie de urna (daquelas tipo de tesouro de pirata) com uma abertura para envelopes e cadeado, isso porque para alguns é tradição levar presente em dinheiro para os noivos. Os noivos só entraram no salão principal depois que todos foram chamados para entrar e eles foram apresentados com Sr e Sra com muitas palmas e em seguida dançaram a "valsa" que na verdade foi uma música romântica que eles escolheram. Eles se sentam numa espécie de palco, com uma mesa só para eles para que todos possam os ver durante a noite.


organizaçao da mesa com lugar marcado

O padrinho principal, chamado best man do noivo, foi o mestre de cerimônias e organizou a ordem dos discursos. Taí outra diferença com as festas no Brasil, os pais dos noivose padrinhos fizeram discursos durante a noite entre os pratos da refeição. Sim, entres os pratos porque o jantar tinha 5 pratos: petisco, salada, entrada, prato principal e sobremesa - foi muita comida e por demorar entre um prato e outro por causa dos discursos nós fomos embora antes da sobremesa. Ainda tinha planejado um lanche da madrugada para os que ficarem até altas horas na festa, coisa que com um bebê não dá mais pra fazer.



mesa de atividades das criancas


A festa tinha muitas crianças e bebês e os noivos fizeram uma mesa especial de atividades para mantê-los entretidos entre as refeições. Uma ótima ideia que eu totalmente faria se fosse o meu casamento hoje em dia :)

Mais uma diferença que Luciano lembrou hoje (porque será que ele lembrou justo da diferença quando o assunto é bebida alcoolica?! :)) Na festa foi servido uma variedade bem grande de bebidas alcoolicas, tinha vinhos branco e tinto, whisky, vários tipos de cerveja e um tipo de coquetel parecido com martini. Porém as bebidas não eram servidas pelos garçons volantes, e sim a pessoa tinha que ir até o bar pegar. No espaço do evento tinham 2 bares (espécie de janelão) e acredito que seja assim por causa da lei de não dar bebidas alcoolicas a menores de 21 anos. Até no começo eu me perguntei se era assim porque tinha que pagar, mas era tudo de graça. Nas mesas ficavam uma garrafa de vinho tinto, uma de vinho branco e água com gás e sem gás. Isso também valia para as bebidas não-alcoolicas, eu precisei ir até o bar para pegar suco para Oliver.  


Por fim, a diferença que eu achei muito bonitinha era que os convidados foram chamados a fazer pequenas homenagens ao casal no microfone, podia ser cantada, lembrança de um bom momento, conselho ou algo engraçado, tudo valia. Isso porque para cada homenagem no microfone os noivos tinha que se levantar e se beijar ❤️ Teve desde gente com vozeirão até criança cantando música infantil pra eles, e podia acontecer a qualquer momento da festa enquanto o jantar era servido.

Oliver se comportou super bem para o seu primeiro casamento e festa de noite. Ficamos até bem mais tarde do que ele está acostumado mas nem por isso ele teve momentos críticos como algumas crianças na festa tiveram. Apesar de sairmos antes da balada começar, tenho certeza que o restante da festa foi maravilhoso assim como tudo tinha sido até então.

E você já foi em um casamento diferente do que estamos acostumados no Brasil? O que teve de diferente?

Bjs

3 comentários:

  1. Amei a descrição do casamento com riqueza de detalhes Carol. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Bem legal Carol! Adorei conhecer mais um "tipo" de casamento. Eu fui num aqui e foi bem diferente disso... acho que cada nacionalidade e tal tem seus costumes...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Já fui em um casamento nos USA mas nenhum aqui no Canadá.

    ResponderExcluir