Eu ja tava com saudade de postar projetinhos Faca Voce Mesmo (DIY - Do It Yourself)! Esse projeto foi ate bem simples de fazer e eu sei que ...

DIY / Faca Voce Mesmo - Plataforma Montessoriana Para Criancas

6/17/2016 Carol 1 Comments

Eu ja tava com saudade de postar projetinhos Faca Voce Mesmo (DIY - Do It Yourself)! Esse projeto foi ate bem simples de fazer e eu sei que servira por um bom tempo.

Eu valorizo bastante e utilizo algumas taticas montessorianas que funcionam bem no nosso dia a dia com um "bebe" de 13 meses. E justamente acreditar que dar autonomia, espaco para explorar e se divertir no processo eh facilitar o seu desenvolvimento que decidi ir atras de uma plataforma que deixasse Oliver participar dos momentos na cozinha. Essa plataforma pode tambem ser usada em outras areas da casa mas onde sei que usaremos mais eh na cozinha porque Oliver desde que comecou a andar e a ter mais interesse pelas coisas ao seu redor que ele fica no nosso lado com os bracinhos pra cima pedindo para ficar no braco e ver o que estamos fazendo na pia ou no balcao (quem consegue fazer qualquer coisa na cozinha e segurar o bebe no braco ao mesmo tempo? #impossivel)

Em ingles essa plataforma eh chamada de learning tower ou, na traducao, torre de aprendizado. Como eu faco em todos os meus projetos DIY, eu comeco procurando saber quanto custa comprar pronto e nesse caso seria mais ou menos $200 dolares, bem caro na minha opiniao. Sendo assim eu decidi fazer eu mesma e a minha amiga de sempre internet me deu a dica de usar o banquinho na Ikea e transforma-lo numa torre de aprendizado ou plataforma como eu prefiro chamar.




Mas nao pode ser um post de DIY sem o passo a passo, entao olha ai como fiz:

O primeiro passo foi comprar e montar o banco, porem nao instalei a parte de cima logo porque eh ela que sera usada para montar a plataforma. Depois eu fui na minha loja favorita para projetos Faca Voce Mesmo: Home Depot. Eu tive que pedir ajuda ao vendedor para me mostrar as madeiras que eu precisava e tambem pedi para ele cortar nos tamanhos que eu ja tinha levado anotado. Eu precisei fazer 10 cortes de madeira e na loja eles cortam a madeira para voce sem cobrar, apesar que na parede tinha um aviso que acima de 3 cortes seria cobrado 1 dolar para cada um extra, mas nao me cobraram nada. Precisei tambem de parafusos para madeira, broca para minha furadeira para poder passar o "cabo de vassoura", 4 buchas para parafuso e tinta spray (opcional). De ferramenta eu so usei a furadeira que tambem serviu como chave de fenda.


Aqui a lista detalhada:
- Banco Bekvam da Ikea
- Broca para furar madeira diametro 2.5"
- Madeira tipo "cabo de vassoura" diametro 2.5" medindo 38cm
- Madeira 2cmx 2cm medindo 43cm  (esses serao os 4 postes). 4 pecas
- Madeira 2cm x 2cm medindo 16cm (esses serao as laterais do meio). 2 pecas
- Madeira cm x cm medindo 38cm. 2 pecas
- Madeira cm x xm medindo 16cm (essas serao as laterais superiores). 2 pecas
- 4 Parafusos tamanhos
- 4 buchas para parafusos
- Varios parafusos tamanho
- Tinta spray da sua cor favorita (usar primer eh indicado mas eu nao usei)
- Furadeira
- Chave de fenda


Chegando em casa o primeiro passo foi furar em 2 postes o buraco para passar o cabo de vassoura, mais ou menos 4cm do final (foto). Em seguida fazer furos com ajuda da furadeira para colocar as buchas e poder parafusar os postes no banco. Nessa etapa eh importante lembrar que o topo do banco nessa hora esta de cabeca pra baixo, pq depois vc ira instala-lo no banco e os postes ficam para cima (parece obvio mas na hora tem que parar para pensar e nao errar ja no comeco).


A bucha eh importante para os postes ficarem bem firmes, eu tentei colocar sem a bucha e ficaram todos molengas - lembre-se que a plataforma sera usada por Oliver entao seguranca em primeiro lugar mesmo que isso adicione um item a mais na lista de compras.


Ao colocar os 4 postes ficou como na foto acima, nesse processo de colocar os postes o ideal eh que eles fiquem exatamente nas quinas do banco porque senao vc tera um lado diferente do outro quando for colocar as laterais - o que aconteceu comigo :( O proximo passo eh colocar as laterais, eu recomendo comecar com as laterais do meio, porem pelo erro que acabei de falar, as minhas pecas laterais nao encaixaram. Sendo assim eu pulei essa parte e comecei a instalar as laterais superiores e em seguida as pecas da parte de tras:


Eu optei por usar 4 parafusos em cada peca para ter mais estabilidade e seguranca. Para todos os parafusos primeiro fiz um furo com a furadeira (usando uma broca menor do que o diametro do parafuso senao o parafuso nao segura no lugar). Assim, fui montando cada peca no lugar, unido os 4 postes de forma a ficar tudo bem firme. Olha ai como ficou depois de instalar o topo do banco com os postes no restante do banco:

Mas da pra ver que esta faltando as pecas laterais do meio, ne? porque o tamanho que cortei nao deu :/ Por enquanto vai ficar assim porque isso nao impede o uso, mas ja pedi para um amigo meu fazer os ajustes e depois eu instalo. Mesmo assim ficou muito legal, nao ficou?

O toque final foi passar uma lixa fina nos lugares que poderiam ter fiapos, sabe aqueles que entram na pele e incomodam bastante?! Depois de lixar e garantir que nao tinha nada que pudesse machucar Oliver, eu usei tinta spray para dar um charme na plataforma e nao ficar parecendo um projeto fundo de quintal DIY - que mas na verdade foi, veu fiz tudo no meu quintal mesmo hahaha

Depois de deixar a tinta secar por pelo menos 12 horas, eu trouxe a plataforma para a cozinha e Oliver ja inaugurou no cafe da manha:


Preciso dizer que ele adorou fazer parte das nossas atividades?! Em breve ele aprendera a subir sozinho no banco e participara ainda mais conforme ganha coordenacao motora.No final das contas tudo me custou $58 (banco da ikea, itens da lista da Home Depot) e eu sei que durara por bastante tempo.

Eu amei esse projetinho! Foi bem facil de fazer (com a super ajuda da Home Depot cortando a madeira pra mim) e fiquei super orgulhosa de ver Oliver se beneficiando dele.

Bjs


*Eu fiz video do dia mostrando como fiz algumas partes (teve muita risada no processo, ja aviso ;) ) mas ainda nao editei. Depois eu posto no youtube da pagina.  

Um comentário:

  1. Que legal! Eu nao tenho muita habilidade e ainda estou pensando se vale a pena tentar fazer ou comprar a learning tower. Se for fazer usarei o seu passo a passo com certeza!

    Vi o seu link no post da Gaby!

    ResponderExcluir