O mês de abril esta terminando e foi de grandes emoções pra mim. Em abril do ano passado chegou nas nossas vidas o maior presente que já rec...

Emoções de volta ao trabalho depois de 1 ano de licença maternidade

4/29/2016 Carol 1 Comments

O mês de abril esta terminando e foi de grandes emoções pra mim. Em abril do ano passado chegou nas nossas vidas o maior presente que já recebemos: Oliver (eu já deixei o relato desse dia aqui e aqui) e esse ano nós comemoramos o seu primeiro aninho (o post da festinha dele virá em breve). E em abril também foi a minha volta ao trabalho porque aqui no Canada a licença maternidade é de 12 meses. 


Eu voltei ao trabalho na quinta feira passada, o que foi bom pois me deu a oportunidade de sair de casa para trabalhar por dois dias e em seguida passar o final de semana com Oliver em casa. E essa foi a primeira semana inteira que sai cedinho para trabalhar e deixei o Gostosinho me dando xau na escada (com o sorrisão lindo que ele tem). 


“Você sobreviveu!” Essa foi a primeira frase que minha colega me disse hoje de manha. Eh verdade, eu sobrevivi mas não foi fácil. Se você é mãe e teve que voltar ao trabalho depois da licença sabe bem o que eu senti e não eh fácil de colocar em palavras o sentimento. Afinal eu sempre amei meu trabalho e as pessoas daqui, tanto que eu achava que não conseguiria ficar sem trabalhar por 1 ano - hehehe mero engano, eu não só consegui como queria poder cuidar do Gostosinho pessoalmente um pouquinho mais. 


Quando voltamos do Brasil faltando ainda 4 semanas para voltar para o escritório eu comecei a me preparar psicologicamente e organizar a rotina em casa de acordo com o que funcionasse melhor para a família toda. Sou muito sortuda em tantos aspectos e um deles é que minha mãe pode vir do Brasil e ficar por 6 meses no total ajudando com Oliver em casa. Maravilha né?! Assim Oliver terá uma transição mais devagar entre não me ter mais por perto, porém continuando num ambiente conhecido dele e não me ter mais por perto E ir para um lugar totalmente diferente com pessoas que ele não conhece bem (mas isso também é assunto para um outro post...).


Sou sim sortuda e sou muito grata por tudo. Eu sei que ai no Brasil são 4 ou 6 meses de licença e esse tempo de 1 ano com Oliver foi sem duvida uma fase da minha vida que foi muito rica e linda. Vê-lo aprender coisinhas novas, atingir marcos como pegar no pézinho pela primeira vez, primeira palavra, primeiro gesto com significado, primeiros passinhos ou ainda estar com ele todo o tempo enquanto ele estava gripadinho e choroso precisando de colo. 


Voltar pro trabalho foi também bom, significa que eu também atingi um marco importante: ser mãe e profissional ao mesmo tempo. Muitas não tem a mesma oportunidade que eu tenho, voltar pro trabalho na mesma posição depois da licença maternidade e continuar o meu caminho de carreira enquanto Oliver deixa de ser um bebe para ser uma criancinha (nos meus olhos será para sempre meu bebe gostosinho, claro!). 


E por isso as emoções são tão misturadas e mesmo contraditórias nesse primeiro momento de volta ao escritório. O primeiro xau pra Oliver não foi fácil e nos primeiros dias eu chorei quietinha no carro sentindo saudades dele enquanto estava feliz que ele estava rindo na minha saída e não chorando. Senti não apenas saudade de Oliver, mas alegria e felicidade de rever meus amigos e continuar no trabalho, e também nervosismo como se estivesse começando uma coisa totalmente nova. Acho que talvez seja isso mesmo até porque eu não sou exatamente a mesma, agora tenho outras prioridades, vejo o mundo de outra forma como mãe e mulher. Esses foram apenas alguns dos sentimentos que tomaram conta de mim durante essa semana que passou, então pude confirmar para minha amiga que “Sim, eu sobrevivi!” e hoje meu coração esta mais calmo e em paz. Como tudo que me inquieta, eu tive que esperar  o sol nascer a cada dia e deixa-lo me abençoar com sua luz divina, ela sempre me mostra exatamente o que preciso ver e me ajuda a colocar tudo em perspectiva  - bastando estar aberta para enxergar as nuances das suas cores. 


Tenham um lindo final de semana! Bjs

Um comentário: