Várias pessoas já me perguntaram como eu consegui o meu primeiro emprego aqui no Canadá então hoje vou recontar essa estória... Chegamos n...

Como eu consegui o meu primeiro emprego no Canadá

4/11/2016 Carol 1 Comments

Várias pessoas já me perguntaram como eu consegui o meu primeiro emprego aqui no Canadá então hoje vou recontar essa estória...

Chegamos no Canadá, na cidade de Ottawa, há quase 6 anos no mês de fevereiro e eu consegui o meu primeiro emprego em maio. Porém não foi o emprego dos sonhos, nem de perto, meu primeiro emprego foi ganhando pouco acima do salário mínimo como recepcionista numa clínica. Não quero de jeito nenhum diminuir o emprego de recepcionista até porque acredito que todo forma de trabalho honesta é digna e merece respeito, mas no meu caso tendo a experiência profissional na área de marketing e acadêmica (formação em administração de empresas) que tinha o emprego era bem abaixo do que eu tinha antes no Brasil ou gostaria de ter aqui no Canadá.

Era um começo e como imigrante tinha que estar disposta a aceitar o que aparecesse para conseguir a minha "experiência canadense" e seguir para um emprego na minha área. Pausa para falar sobre a tal "experiência canadense": quando nós imigramos somos levados a acreditar que nossa qualificação e experiência no país de origem será levada em consideração, isso pode até ser verdade para alguma outra área profissional mas na minha área não é bem assim... eu apliquei para inúmeras vagas de emprego na área de marketing e não fui chamado para entrevista em nenhuma das empresas. Me inscrevi em empresas de ajuda para a colocação no mercado e foi aí que me foi confirmada a necessidade de ter "experiência canadense" para começar a ser chamada para entrevistas de vagas. Mas aí você se pergunta como vou conseguir experiência canadense se ninguém lhe dá a oportunidade de começar? parece um ciclo vicioso mesmo.

Sendo assim junto com a minha consultora comecei a aplicar para vagas num nível mais baixo academicamente mas o primeiro emprego só saiu mesmo quando uma amiga conseguiu uma vaga numa empresa e por sorte minha eles precisavam de duas pessoas e ela me indicou para fazer a entrevista.

Fiz a entrevista, era um ambiente bem informal e já de cara o dono da clínica me perguntou como era o meu inglês e se eu conseguiria atender às ligações de lá. Sim, essa foi a minha entrevista basicamente! Só conversamos sobre coisas variadas porque ele queria testar meu inglês e já ali me ofereceu a vaga. Toda a preparação que fiz com a consultora para entrevistas: como responder as perguntas da melhor forma, quais perguntas fazer pro entrevistador... Nada disso foi necessário (não nesse emprego mas em todos os outros depois desse essa preparação foi fundamental).

Dois dias depois eu comecei na clínica como recepcionista e com essa experiência eu melhorei bastante meu inglês. Não que meu inglês fosse ruim, na verdade era muito bom pelo que pude  constatar na época mas eu tinha muita vergonha de falar por medo de errar. A prática constante na clínica me ajudou a perder o medo de falar inglês e apurar meus ouvidos para o jeito canadense de falar (e aos outros tantos sotaques que tem por aqui).

Depois de três meses na clínica eu pedi demissão - mas sai de lá numa boa até porque eu precisaria deles como referência. Por que eu pedi pra sair depois de três meses? Porque o meu plano desde o início ao entender o conceito da tão necessária "experiência canadense" era aceitar qualquer emprego por 3 meses (mínimo subtendido), assim seguir aplicando para vagas na minha área e finalmente ser aceita para entrevistas. 

Foi exatamente o que aconteceu depois, eu consegui ser chamada para entrevistas, continuei melhorando minhas habilidades "entrevistais"(kkkk eu sei que essa palavra não existe) tanto com a minha consultora (lá no centro de ajuda ao imigrante eu praticava fazendo entrevistas falsas com pessoas que eu nunca tinha tido contato para ser mais real) quanto com entrevistas reais. Foi por meio de agências de emprego que eu consegui contratos de curto prazo para trabalhar mais próximo da minha área como assistente administrativa até finalmente depois de quase um ano conseguir minha primeira vaga como assistente de marketing. 

Hoje sou coordenadora de marketing de retenção e fidelização numa organização sem fim lucrativos aqui em Mississauga, estou super realizada e orgulhosa do meu trabalho. Foi um longo caminho até chegar aqui profissionalmente e sem dúvida não foi fácil. Para quem esta imigrando, especialmente em áreas que não estão ligadas a informática, é preciso muita força de vontade para não desistir ou se acomodar, otimismo e humildade para dar passos para traz antes de ir pra frente. 

Essa foi a minha experiência e não significa que tudo que passei outros imigrantes passaram ou passarão, tudo é muito particular para cada pessoa com vários fatores em jogo como o seu nível de inglês (francês ou ambos), o seu networking (também o famoso QI de Quem Indica, como foi o meu caso para conseguir a experiência canadense), sua habilidade de se sair bem em entrevistas, entre outros. O importante é sempre tentar melhorar suas habilidades e com humildade seguir buscando o que lhe faz feliz profissionalmente. 

Até a próxima... Bjs

 


Um comentário:

  1. Muito bem explicado e deve ajudar bastante quem quer saber mais sobre o primeiro emprego. É bom mesmo vir com as expectativas certas quanto as etapas de recomeçar num novo país!
    Adorei o post!
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir