Esse assunto sem dúvida toda família, ou quem pensa em ter família, pensa ou se preocupa quais as vantagens e desvantagens de ter uma crianç...

Projeto mães no Canadá - vantagens e desvantagens de ser mãe no Canadá

8/21/2018 Carol 0 Comments

Esse assunto sem dúvida toda família, ou quem pensa em ter família, pensa ou se preocupa quais as vantagens e desvantagens de ter uma criança aqui no Canadá. Hoje no projeto mães no Canadá as mamães vão falar justamente sobre isso - vou deixar todos os links no final do post pra vocês conferirem. 

Eu escolhi citar algumas coisas vantagens e desvantagens que foram muito pessoais para mim aqui em Mississauga, Ontario. Então vamos lá: 

Vantagens:

- Apoio gratuito para as mães durante a gravidez. Durante a gravidez, além das consultas médicas serem parte do sistema de saúde público, o cursinho pré-natal (as aulinhas que falam sobre parto e pós parto) também são gratuitas aqui em Mississauga. Existem vários centros e horários diversos, mais informação no site do município de Peel



- Apoio gratuito às mães e bebês. Quando Oliver nasceu ainda mesmo no hospital eu tive aulinha de como amamentar, a pegada no peito correta e o mais importante, sai de lá com 2 contatos que fiz bom uso: aluguel da bomba de amamentação elétrica e contato da enfermeira de amamentação gratuita. Aluguei as bomba de amamentar logo nos primeiros dias e na minha opinião foi o que fez descer o meu leite, e em grande quantidade. Também nos primeiros dias eu tive dificuldade em acertar a pegada do peito com Oliver e foi com a ajuda das enfermeiras, que são super pacientes, que ajudei Oliver a mamar sem nenhuma dor no meu peito. Sim, nunca doeu para ele mamar e eu firmemente acredito que foi porque as enfermeiras nos ajudaram a pegada correta. Eu visitei as enfermeiras quase todo dia por quase 2 semanas e digo que valeu demais a pena. Super recomendo, aqui onde achar essa ajuda, eu visitei o Meadowvale Clinic, adorei e sim é grátis! 



- Brincar com Oliver no Early years. Durante a licença maternidade eu fiz muito uso dos programas de mamãe/bebê do Early Years. Já fiz dois vídeos lá no centrinho e até hoje Oliver adora ir brincar lá. Eles também tem um ótimo programa para mães com depressão pós parto. Onde estão os centros e horários dos programas aqui

Tem muitas outras vantagens, como uma infinidade de parques - quase a cada 4 quarteirões tem um parque com parquinho infantil, mas eu não quero que essa lista fique muito longa :)

Desvantagens: 

- Criar os filhos longe da família. Essa desvantagem é para qualquer pessoa que mora longe da família. Ter a família por perto vai muito além do que ter alguém de confiança para olhar as crianças para a mamãe sair da rotina e curtir um pouco com as amigas ou mesmo fazer compras, ou as unhas (porque as vezes isso é importante também). Mas ter a família por perto é também ter a sua cultura passada adiante. Para mim, passar adiante a minha cultura brasileira para Oliver é super importante, que vai além da língua portuguesa. É um desafio sem dúvida que a criança aprenda português bem e mantenha durante a vida já que estará imersa em outra língua. Aqui em casa temos a regra de só falar português e se precisar eu repito em inglês para que ele aprenda as duas palavras. Ter as avós e primos perto assim como eu tive na minha infãncia.  

- Acompanhamento médico. Apesar do acesso e opções serem muitas e gratuitas, para quem vem do Brasil  e que o médico dá o número do celular e as consultas são bem detalhadas, o estilo médico aqui no Canadá é bem diferente. As consultas são super rápidas, 5 minutos em média, e não tem isso de médico disponível fora do horário de trabalho dele. As crianças na maioria não tem um pediatra e sim são vistos pelo médico de família, o que não necessariamente é ruim, apenas é diferente. Eu já estou acostumada com o estilo canadense mas quando Oliver está doentinho mas não tanto para precisar ir na emergência do hospital, eu gostaria de ter o WhatsApp do médico e fazer uma ou duas perguntas, sabe?

- Poucos restaurantes tem parquinho para as crianças. É comum as McDonalds ou fast food terem parquinho, porém restaurantes de comida mais saudável não tem na grande maioria (só vi um restaurante  que tinha e fiquei bem surpresa). As crianças ganham uma folha com três lápis de cera, e todo mundo espera que isso seja suficiente para entreter uma criança por no mínimo uma hora. Desculpa mas para uma criança de 3 anos não funciona mesmo. Eu tenho que levar brinquedos de Oliver e no último caso o tablet porque não tem lugar para ele correr e gastar energias. No Brasil quase todo restaurante, não estou falando de restaurante chique, tem um parquinho para as crianças brincarem enquanto os adultos conversam e comem “em paz”. 

Uma listinha resumida e sem dúvida o peso de cada um dos pontos acima são diferentes. No fim das contas eu vejo muito mais positivos aqui e o que já recebemos e o potencial para o futuro na vida de Oliver. 

Vem ver o que as outras mães escreveram:



Até a próxima!

0 comentários: