Um dos principais motivos para nossa vinda para o Canadá foi a segurança - o Canadá foi considerado em 2015 o segundo melhor país no ranking...

Segurança: O mapa do crime em Mississauga e a escolha da nossa casa

3/30/2016 Carol 0 Comments

Um dos principais motivos para nossa vinda para o Canadá foi a segurança - o Canadá foi considerado em 2015 o segundo melhor país no ranking divulgado no Forum Economico Mundial. Em um outro ranking da revista The Economist dentre as 50 grandes cidades mais seguras do mundo 2 cidades canadenses ficaram entre os 10 primeiros lugares em termos, sendo Toronto o oitavo lugar a lista.

A segurança pessoal infelizemente é um fator crítico no Brasil, basta dizer que já fui assaltada (inclusive à mão armada) 4 vezes, e em todos os casos não houve "justiça". A impunidade contribuindo para a perpetuação dos crimes e as pessoas cada vez mais se trancando atrás de grades e prédios com todos os esquemas de segurança possivel com cameras, cercas eletricas, cães treinados, empresa de segurança, e por aí vai.

Mas isso não quer dizer que aqui no Canadá não há crime, há sim porém numa escala infinitamente menor, e por isso consideramos a criminalidade na escolha do bairro que iríamos comprar a nossa casinha. O primeiro passo foi conversar com a nossa corretora e eliminar de cara algumas áreas da cidade já "famosas" pela criminalidade.

A partir daí olhamos as casas que estavam dentro do nosso critério de layout e orçamento, até criar uma short list de possíveis escolhas. E foi aí que Luciano achou a ferramenta da polícia de Mississauga que coloca num mapa detalhado os crimes dos últimos 30 dias com opçao de busca do histórico anual. O site é www.peelpolicemaps.ca e registra os crimes das cidades de Mississauga e Brampton, esse é o mapa dos últimos 30 dias, cada bolinha representando 1 crime:


Como dá para notar no mapa tem algumas áreas da cidade que praticamente não houve registro de crime (ainda bem que a nossa área continua sem bolinhas nesse mapa \o/). Cada cor reprensenta um tipo de crime, sendo:

Em vermelho: Homicídio
Em verde: Roubo com arma ou violência
Em cinza: Assalto com intenção de roubo
Em azul: Invasão e roubo de residência pessoal ou comercial
Em amarelo: Roubo de carro, caminhão ou moto
Em roxo: Arrombamento de carro
Em preto: Dano à propriedade acima de $5,000

E assim nos pudemos eliminar e confirmar a nossa escolha da tão desejada casa própria. Claro que esse não foi o único critério mas sem dúvida fez uma grande diferença, afinal acho que nós não compraríamos uma casa numa área que houvesse muitos crimes como roubo com arma ou invasão de casa.

Para quem pensa em morar, ou se mudar, em Mississauga ou Brampton eu recomendo checar o histórico anual do crime no mapa. Mas não esqueça de considerar também outros fatores que farão parte da qualidade de vida da sua família, como a qualidade do ensino da escola do bairro, trânsito até trabalho e a existência de servicos comunitários, mercados, lojas ou hospitais perto, para citar alguns exemplos.
 
Até a próxima...


0 comentários: