I Acho que por estar de "férias" no Brasil esse post do 6 on 6 foi até fácil de escrever. Então aí vão os 6 costumes canadenses...

Projeto 6 on 6 - Costumes canadenses na nossa casa

3/06/2016 Carol 2 Comments

I

Acho que por estar de "férias" no Brasil esse post do 6 on 6 foi até fácil de escrever. Então aí vão os 6 costumes canadenses que depois de 6 anos morando lá nós naturalmente incorporamos na nossa vida.

O primeiro costume é algo que eu sempre falo aqui no blog: DIY, o famoso Do It Yourself ou Faça Voce Mesmo. Lá no Canadá geralmente os serviços de mão de obra são muito caros e acredito que por essa razão é muito comum as pessoas colocarem a mão na massa e realizarem seus próprios consertos, pintura, montagem de móveis (a lá IKEA) e por aí vai. Eu nunca tive medo de me aventurar nesse tipo de coisa e na verdade adoooro montar um móvel da IKEA - às vezes nem deixo Luciano me ajudar só pra ter o prazer de montar por mais tempo #aLoucaDaMontagem Com a ajuda de Luciano, ou mesmo Mainha, ja fizemos vários projetos de renovação da nossa casinha ou de decoração e em todas elas eu adorei, me diverti e sempre termino com a sensação boa de ser capaz de fazer algo que se estivesse morando no Brasil eu não pensaria duas vezes em contratar alguém para fazer por mim. Claro que não me aventuro em tudo e sempre que necessário chamamos especialistas para fazer o serviço, por exemplo a instalação das novas janelas lá em casa, mas se der eu prefiro mesmo um DIYzinho pra me fazer feliz - se quiser ver alguns dos meus projetinhos vê aqui no blog na tab ou nos meus vídeos do youtube.

 
Eu toda feliz colocando piso novo na nossa casinha :)

Outro costume que adotamos foi o de dar o próprio banho e fazer a tosa de Neve. No Brasil eu a levava para um pet shop e depois contratei um rapaz que ia na minha casa dar o trato no visual dela. Até por vê-lo cuidando do pêlo dela eu aprendi a usar a máquina de tosa e de pentear parecendo profissional :D Hoje em dia eu faço questão de tosar e dar banho em Neve, usando a estrutura do self serve que já mostrei nesse vídeo aqui, até porque esse é um momento que temos "mãe e filha" já que raramente eu passeio com ela - o que me leva para o próximo costume...
Oliver foi também participar do banho de Neve

O terceiro costume lá em casa surgiu por pura necessidade: ter alguém para deixar Neve sair para as necessidades durante o dia. Eu e Luciano passamos o dia trabalhando e com apenas 1 hora de almoço não dá tempo voltar em casa para deixá-la sair no quintal para o xixi e voltar pro trabalho a tempo. Já que a nossa cadelinha muito educada e não faz necessidades dentro de casa de jeito nenhum nós contratamos uma dog walker. Entrevistamos 3 pessoas e escolhemos uma pessoa que hoje em dia ficou amiga da família e que tem um amor enorme por Neve. Foi uma decisão super acertada de contrata-lá assim Neve tem contato diário com outros cachorros e tem agora a sua própria "turminha" de amigos que protegem ela (ela é a menor dos 3 cachorros que andam todos os dias). 
Esse na verdade é o meu pai quando saiu no passeio com a nossa dog walker :)

O quarto costume é o uso constante das máquinas de lavar prato, roupa e de secar roupa. Com a vida aqui sem diarista, até tem no Canadá mas cobram bem caro por poucas horas e serviço além de não ser uma ajuda como é no Brasil, a gente se acostumou a se virar utilizando o máximo das comodidades eletrodomésticas. Ou seja, no dia a dia só passamos uma água na louça e colocamos na máquina para juntar com outros pratos até ter quantidade pra ligar a máquina (às vezes 3 dias até a máquina encher de prato e ligarmos). O mesmo fazemos com a roupa, praticamente tudo vai na máquina com exceção de itens muito delicados ou que a etiqueta indica lavagem a seco (caso dos casacos de lã ou paletós). 
Para variar nós fizemos a instalação da maquina de lavar pratos

O quinto costume é de dar água na boca porque passei a incluir no cardápio o famoso Maple Sirup. Tradicionalmente canadense esse xárope extraido da árvore de maple (a da folha da bandeira do Canadá). Ele é doce mas de gosto bem único e eu gosto muito de colocar na waffle - se for belga fica melhor ainda - na tapioca ou mesmo na torrada. Esse xarope é um dos itens que nós sempre recomendamos que os visitantes experimentem porque provavelmente só encontrarão aqui no Canadá (ou em importadoras caras pelo mundo afora) ou então alguma versão modificada dele como pirulitos, balas, biscoitos, etc. 

Em francês Sirup d'erable

E o sexto costume que adotamos lá em casa é o de usar energia de acordo com os horários mais baratos. Na província de Ontario, onde moramos, a empresa fornecedora de energia, chamada Enersource, nos manda 2 vezes por ano a tabela de horários e com o preço da energia de acordo com a hora. Eles dividem em horário de pico, semi-pico e fora de pico e a tabela sempre vale por 2 estações: outono/inverno e primave/verão. Assim nós nos acostumamos a usar aparelhos que consomem mais (máquinas de prato, roupa, chapinha do cabelo ;) ) nos horários fora de pico como depois das sete da noite ou finais de semana e feriados. Eu acho ótimo e justo que exista essa separação dos horários e preços pois nos torna consumidores de energia mais conscientes pois afeta diretamente o qua pagaremos na conta que vem a cada 2 meses, e o uso diário das energias não renováveis. Para vocês terem uma ideia o custo da energia fora de pico é metade do preço no horário de pico por isso vale a pena ficar ligado no horário de consumo. 
Essa é a foto que eu mantenho no meu celular para não esquecer os horários de energia

Esses foram os meus 6 costumes mas com certeza temos outros costumes que incorporamos no nosso dia a dia lá no Canadá (oi, alguém falou Tim Hortons?! hehehe) e acabamos mudando nosso comportamento de forma natural e levando esses novos costumes conosco até mesmo estando no Brasil de férias. 


E o que será que as outras meninas do projeto 6 on 6 adotaram como costumes? Pra saber basta checar o blog delas hoje:
Bjs   


2 comentários:

  1. Legal Carol. Concordo com todos is Deus costumes, so nao estou fazendo Ainda o dog walker com Jojoe, mas a tosa é o Ju que faz! :-)

    ResponderExcluir
  2. Bem parecidos com os nossos! Nós ainda levamos os dogs tomar banho de vez em quando, pois as vezes não tão profissional a minha tosa neles..hehehe
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir