Ha algumas semanas Oliver tomou a segunda dose das 3 primeiras vacinas do calendário de vacinação daqui da província de Ontario (site...

Vacinação no Canadá

9/05/2015 Carol 0 Comments



Ha algumas semanas Oliver tomou a segunda dose das 3 primeiras vacinas do calendário de vacinação daqui da província de Ontario (site oficial da província de Ontario aqui nesse link). Todas as vacinas desse calendário são cobertas pelo plano de saúde público chamado OHIP e não temos que pagar nada por elas. 

Aqui os bebes não tomam nenhuma vacina ainda na maternidade, as primeiras vacinas são dadas no 2 mês de idade no consultório do pediatra. As mesmas vacinas do 2o mês são reforçadas no 4o e a vacina 5 em 1 também reforça no 6o mês, elas são:

- Injeção da DTap-IPV-Hib. Combinação 5 imunizações em 1: difteria, tétano, coqueluche, pólio e influenza tipo B
- Injeção da Pneu-C-13. Anti-Pneumococcal conjugada que imuniza crianças contra 13 tipos da bactéria que inclui doenças como pneumonia, bactéria (infecção do sangue) e meningite.
- Oral Rotavirus

As vacinas de injeção foram aplicadas pelo pediatra no próprio consultório junto com a visita de check-up bimestral de rotina, aqui começa a diferença do Brasil pois nós não visitamos o pediatra todo mês como funciona por aí. 

A visitas ao pediatra para bebês que nascem saudáveis e não prematuros seguem a seguinte rotina: o bebe é visto antes de ser liberado do hospital pelo pediatra plantonista, alguns dias após o nascimento terá a primeira visita com o seu pediatra ou médicos de família, nova visita com 15 dias se houver alguma preocupação tipo o ganho de peso, e a partir daí as consultas seguem o calendário de vacinação - a não ser que o bebê fique doente e aí o bebê será consultado quantas vezes forem necessárias. 

Cada injeção foi aplicada em uma coxa diferente (intramuscular). Oliver na hora chorou pouco na primeira dose, eu o peguei no braço e o acalmei rapidinho. Já a segunda dose nessa semana passada ele chorou muito mais e demorou pra acalmar (também já estava chegando na hora do mamar então pode ser que ele também estivesse que um pouco de fome, o que não o ajudou a ficar calminho rápido). 

De acordo com o pediatra apenas 5% das crianças tem reação a essas vacinas como febre ou vomito com essas vacinas pois elas são a versão acelular, a mesma versão que no Brasil é oferecida na rede privada. Oliver infelizmente estava nesse pequeno grupo na primeira rodada das vacinas pois ele teve febre no mesmo dia e no dia seguinte, ficou bem choroso. Já na segunda rodada ele não teve febre no mesmo dia nem ficou choroso. Porém ele ficou febril e choroso no dia seguinte apenas quando demos a vacina oral para ele.  

A vacina do rotavirus é oral e o pediatra nos entrega a vacina na caixa para levarmos para casa e dar pro bebê nas próximas 24 horas (deve ficar na geladeira até dar para o bebe). Ela pode ser dada metade da dose em um horário e o resto em outro momento com no máximo 24 horas de diferença, se o bebê cuspir metade ou mais os pais têm que buscar outra dose completa no consultório. Nós decidimos dar a dose de uma só vez com a ajuda da chupeta, assim: com ele chupando a chupeta ele faz o movimento de engolir e colocamos a seringa no cantinho da boca junto com a chupeta. Aos poucos fomos dando a dose e ele não perdeu quase nada da vacina. 

Nessa última vez, demos a vacina oral no dia seguinte das vacinas injetáveis perto da hora do almoço e à tardinha ele teve febre. A febre foi baixa e nós demos apenas 1 dose de tylenol infantil pra ele e resolveu de vez. Já que ele não tinha tido febre antes da vacina oral nós assumimos que foi a rotavirus que causou a reação.  

Aqui em Ontario o livrinho de vacinação deve ser apresentado ao registrar o bebe ou a criança na creche (daycare) ou na escola. Se por motivos médicos, religiosos ou filosóficos a família decidir não vacinar o bebe terá que apresentar uma carta para justificar a não imunização e assim a criança poderá se inscrever na creche ou escola sem problemas (pelo menos na teoria). Bebes ou crianças sem imunização não podem frequentar a creche ou escola se houver caso da doença na creche ou escola até que a doença não esteja mais presente.

Até Oliver completar 2 anos teremos ainda as vacinas dos 12, 15 e 18 meses. Aqui o calendário de vacinas que fica no livrinho dele: 

Sabe o que achei mais interessante?! aqui no Canada eles nao dao a vacina BGC para tuberculose, aquela que deixa a marca no braco. Vou perguntar ao pediatra o motivo, mas como (por acaso) eu tambem nunca tomei nao vou me preocupar se ele nunca tomar. 

Apesar de ser bem ruim ver o nosso baby chorar por tomar injecao, ficamos fortes para ele sentir seguranca conosco e demos bastante colo quando ele estava com febrinha. 
A nossa próxima consulta de vacina será aos 6 meses de idade e dedos cruzados para termos zero de reacao desta vez. :)

Ate a proxima, bjs 


0 comentários: