Oii, Quando Oliver tinha 6 semanas eu escrevi o post abaixo sobre amamentacao, acredito que no meio do cansaco e outras coisas eu acabei e...

Serie Oliver 3 meses: Amamentacao - um post que escrevi quando ele tinha 6 semanas

8/06/2015 Carol 0 Comments

Oii,

Quando Oliver tinha 6 semanas eu escrevi o post abaixo sobre amamentacao, acredito que no meio do cansaco e outras coisas eu acabei esquecendo de postar aqui no blog. Como ja estava pronto decidi postar hoje do jeito que estava sem atualiza-lo e depois fazer um video do dia para falar sobre o que mudou ou nao mudou quando se trata de aleitamento materno na minha experiencia com Oliver.

Entao la vai o texto, e imaginem que Oliver era aquele bruguelinho pequeninitcho de 6 semanas e nao o gostosinho de 3 meses ja completados ;)

A minha experiência com amamentação se restringe as 6 semanas de Oliver, mas nesse “pouco” tempo já deu para aprender bastante coisa até porque os bebes mamam bastante nas primeiras semanas.

A amamentação é bastante promovida aqui no Canada e eu cheguei até a brincar ainda na maternidade que ali não era hospital e sim o quartel general da amamentação. Isso porque no pouco tempo que fiquei lá depois do nascimento de Oliver todas as visitas das enfermeiras (a cada 2 a 3 horas) elas não aceitavam que eu dissesse que teve mamada, mas traziam Oliver pra mim e queriam vê-lo mamar. Nesse estágio eu não tinha ainda leite apenas colostro (o primeiro leite rico em nutrientes) e em pouca quantidade, mas Oliver – como todo bebe que já nasce sabendo – sabia bem como sugar no peito e estimular a produção.

La no hospital ainda foi onde tivemos o primeiro contato com uma consultora de aleitamento materno. O hospital promove diariamente “aulas” de aleitamento que terminam com um momento individual com cada família para ensinar ou confirmar que o bebe esta mamando com a pegada certa. Nenhuma família é obrigada a participar da aula de aleitamento, mas eles fazem o “convite” de forma bem incisiva e na minha opinião valeu a pena ter ido. O principal ensinamento é a pegada correta no bico do peito.

Eu tinha ouvido falar da pegada no peito no curso de pré-natal, mas não pratica eu não acertei de primeira. Tanto é que em apenas 2 dias o meu peito ficou machucado porque eu não estava fazendo do jeito correto. Eu peguei essa imagem na internet que mostra o como é a pegada correta, em outras palavras, o bebe mama no peito e não no bico do peito:


O pediatra no hospital nos advertiu que as 2 primeiras semanas de amamentação seriam de adaptação e difíceis, mas que não desistíssemos. Eu estava decidida a amamentar no peito unicamente sem usar mamadeira de formula e por isso já na saída do hospital nos alugamos uma bomba elétrica de tirar leite com 2 objetivos: o uso inicial para incentivar a produção de leite e também para as primeiras semanas aliviar o peito quando estiver muito cheio, por sinal usei bastante com esse propósito já que tive muito leite e pude congelar para dias de “vacas magras”. A bomba que alugamos era muito potente e depois de devolve-la decidimos comprar um modelo mais simples para uso em casa.

Por indicação do hospital, alguns dias depois de ter alta procurei uma consultora de aleitamento numa clínica publica aqui em Mississauga. O atendimento foi excelente, a consultora avaliou Oliver e a mamada. Me re-ensinou a pegada, mostrou opções de posição pro bebe e me deu um plano de ação para ajudar Oliver a ganhar o peso de nascimento. Chegamos a voltar na clínica mais 3 vezes e foi uma super ajuda, além de profissional, a consultora era muito gentil, motivadora e atenciosa conosco.

De fato, as 2 primeiras semanas foram muito desafiadoras, com a falta de sono e mudanças hormonais, enquanto que o plano de ação que eu tinha para amamentação foi muito puxado. Por exemplo um dia tive que amamenta-lo a cada 1 hora e meia durante o dia, ou seja, Oliver vivia quase no peito pq quando eles são pequeninhos assim a mamada demora os demais dias entre meia hora a uma hora e meia. *Pra quem não sabe o tempo entre uma mamada e outra se marca pela hora que começa e não pela hora que termina, ou seja, se o bebe ficar 1 hora no peito (que foi o caso no começo) daqui a mais 1 hora o processo recomeça se a intenção for mamada a cada 2 horas.

Aqui no Canada se promove a mamada “pele com pele” enquanto o bebe é recém-nascido, ou seja, tirar toda a roupa do bebe e deixa-lo apenas de fralda e a mãe tirar a camisa e sutiã. Outra coisa é que enquanto eles são novinhos assim, só querem dormir e eu tinha que acordar Oliver para as mamadas, dava uma peninha, além de fazer manobras para mantê-lo acordado na mamada.

Dicas da consultora para manter o bebe acordado:
- Pegar na orelhinha
- “Esfregar” a mão na coluna do bebe
- Passar o dedo, como fazer uma cosquinha, embaixo do queixinho

Logo que Oliver reganhou o peso de nascimento lá com 13 dias de vida eu fui liberada do plano de ação e não precisei mais acorda-lo para dar de mamar. E a partir daí seguir o ritmo dele de mamar quando ele pedir, ou seja, quando ele acordar chorando de fome já que nessa fase o bebe ainda dorme mais do que ficar acordado.

Outra ajuda importante que a consultora me deu foi a indicação do uso do nipple shield pra o peito esquerdo porque Oliver tinha dificuldade de se manter na pegada, ficando assim muito frustrado e choroso. Isso ainda acontece e eu faço o seguinte: começo a mamada sem o shield, se ele não segurar bem e chorar eu coloco no lugar e após uns 2 minutos eu tiro. Geralmente Oliver segura depois de tirar o shield, senão eu recoloco e deixo até o final. Nesse assunto, a dica que eu deixo aqui foi o que aprendi na pratica quando Oliver fica frustrado, agoniado sem conseguir se manter no peito: toda vez que ele sai do peito eu enxugo o peito e a boquinha dele com uma fralda de pano ou toalhinha do babador (tem que ser um tecido macio e enxugar com batidinhas leves para não machucar a pele sensível do bebe). Isso ajudou muito mesmo, diminuiu o uso do shield e a frustração de Oliver.

foto do nipple shield que uso
Até agora sempre tive muito leite, que desceu no 3º dia, e lá pro final da 3ª semana foi como se o peito tivesse se ajustado a demanda e não ficasse mais tão inchado e cheio como antes mas sem faltar para as mamadas.


Desejo continuar amamentando por uns bons meses no peito – e em dias de “vacas magras” dar o leite do peito que consegui congelar – na expectativa de estar profissional com o tempo pois como já me disseram amamentação tem 4 Ps: Posição (do bebe), Pegada (Correta), Paciência e Persistência. E eu tenho praticado todos os Ps com muito amor pelo meu gostosinho. 

 --- Escrito quando Oliver tinha 6 semanas. Em breve farei uma atualizacao sobre esse assunto. 

BJs

0 comentários: