Oii, Decidi fazer uma mini-retrospectiva dos projetos que fizemos no ano passado. Acho importante deixar registrado aqui para um referenci...

Em retrospectiva: DIY - Nosso Piso de Madeira Laminada

2/26/2014 Carol 1 Comments

Oii,

Decidi fazer uma mini-retrospectiva dos projetos que fizemos no ano passado. Acho importante deixar registrado aqui para um referencia futura (mas tb esta postado lah na Minha Neve no facebook tb, se vc quiser deixar seu "Curtir"/"Like") e tambem poder colocar detalhes dos projetos. Chega de conversa e vamos para o DIY:

Quando recebemos a chave da casa fomos correndo lah ver nosso novo cantinho sem os moveis do antigo morador. Foi uma experiencia otima e ficamos muito felizes com a nossa decisao, so que...


Pois eh, o carpete tinha aparencia de velho, estava sujo com manchas em varios lugares e como sou alergica a mofo, acaros e essas coisas, soh tinha uma coisa pra fazer: ele tinha que ir pra nunca mais voltar!

O carpete cobria o 1o andar inteiro, soh nao estava nos banheiros. E assim comecou a pesquisa em como fazer esse projeto nos mesmos (obrigada YouTube e varios bloggers pelas preciosas dicas) e custos relacionados. Escolhemos trocar para um piso de madeira laminada pela beleza, durabilidade e baixo custo comparado com madeira "verdadeira". Soh um porem, tinha que ser feito antes da nossa mudanca, pq imagina tirar e colocar piso mudando moveis de um ambiente pra outro.

Por sorte nossa, Mainha estava nos visitando nesse periodo e pode ajudar nesse DIY. *Obrigada Mainha!

Compramos o piso e ferramentas (kit de instalacao de piso, pe de cabra, mascaras, oculos de protecao, luvas e cola de construcao) na Home Depot (fizemos o cartao de credito da loja para dividir o pagamento em 18 meses) e alugamos as ferramentas. Foram 2 tipos de serra eletrica usadas: uma para lateral das pranchas, diminuir o tamanho das prancas e outra que cortava a prancha no comprimento, para acabamentos.

Na pratica tudo comecou em tirar o rodape (baseboard), arrancar o carpete e o acolchoado (underlayment) que faz parte dele e limpar o chao. Para facilitar com o peso, iamos cortando o carpete em faixas e enrolando em grandes charutos. O mesmo processo foi usado para tirar o underlayment.



O que sobrou no chao foi uma serie de grampos que seguravam o underlayment no lugar, entao veio o entediante processo de arrancar com alicate e/ou chave de fenda cada grampo, senao poderia danificar o novo piso ,de novo limpamos o chao e aspiramos para remover qualquer sujeira.


Depois de tanto varrer e limpar, foi a hora do novo underlayment. Para o piso de madeira tivemos que usar um underlayment que funcionasse como uma barreira contra umidade, fungos, e eventuais copos de agua derramados tanto de baixo pra cima, quanto de cima pra baixo.


Eu quis que as pranchas de madeira sempre se encontrassem na mesma distancia, para isso medi cada quarto antecipadamente, o que ajudou na "agilidade" do projeto (poder cortar varias pranchas de uma vez ao invez de ficar indo e voltando pra cortar 1 prancha).


Eu criei umas joelheiras improvisadas, pq nesse projeto nos sentimos muita dor em 2 lugares: joelhos e costas. A dica que deixo eh: antes de comecar e terminar o dia, fazer alongamento, prometo que vc nao vai se arrepender desse passo. ;)


Demoramos 6 dias inteiros para terminar esse projeto, foram 3 quartos, 1 walk-in closet, 3 closets e 1 corredor. Ficamos acabados fisicamente, pricipalmente nas costas e joelhos, mas "in love" com o piso novo. Agora jah podiamos nos mudar, eba!


Depois de nos mudarmos foi que colocamos as transicoes (pecas de madeira feitas para isso de acordo com a altura de cada piso) entre o piso laminado e os banheiros. Ainda precisamos colocar o baseboard, mas isso nao atrapalha em nada o dia a dia, eh soh o visual mesmo.

Em breve colocaremos o mesmo piso no quarto de visitas que fica no basement, ai poderei fazer um post sobre piso em tempo real  :)

Ate o proximo projeto!


Um comentário: